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O QUE É MOTOR ELÉTRICO?
Os motores são transdutores que convertem energia elétrica em energia mecânica. Nesta função, eles fazer parte de uma grande quantidade de equipamentos que encontramos no dia a dia.
Eles são máquinas extremamente eficientes que combinam a força de interação de campos magnéticos para interagir na indução de um eixo central no qual se movimenta proporcionando assim, força e velocidade.
Os motores elétricos são essencialmente constituídos por um conjunto de peças montados em uma caraça de metal. Quase todos os motores elétricos de corrente contínua contam com as mesmas peças, alterando apenas o tamanho de acordo com o tamanho do motor.
As peças mais importantes de um motor elétrico são a bobina de campo, que normalmente fica junto com a carcaça na parte interna, essa bobina tem a possibilidade de ser um imã ou um eletroímã.
COMO FUNCIONA UM MOTOR ELÉTRICO?
Um motor elétrico funciona essencialmente, por conta de ímãs e magnetismo. Os imãs são pólos opostos se atraem e pólos iguais se repelem, eles proporcionam forças de atração e repulsão e isso garante o movimento de rotação.
O seu funcionamento se baseia em dois princípios da física, o primeiro princípio seria que campos magnéticos de mesma polaridade se repelem, o segundo princípio diz que todo condutor elétrico fio no momento em que é sujeito a uma corrente elétrica, cria um campo magnético.
Temos a possibilidade de dizer que o motor possui imãs fixados internamente na carcaça e um rotor que gira no centro desse campo, o rotor é composto por bobinas e quando é energizado gera um campo magnético com a mesma popularidade do campo magnético da carcaça sendo repelido, sendo assim, ele gira.
A corrente disponibiliza formação de campos magnéticos da mesma polaridade ao imã que está posicionado logo abaixo do estator, e é graças a esse princípio em que campos magnéticos de mesma polaridade se repelem que vai garantir a rotação, o giro desse estator suspenso pelo suporte.
TIPOS DE MOTORES ELÉTRICOS
Existem alguns tipos de motores elétricos, os mais comuns são os de corrente contínua e corrente alternada.
Os motores de corrente contínua tem a necessidade de uma corrente contínua e assim, é preciso fazer o uso do um circuito retificador para fazer com que a corrente alternada se transforme em corrente proporcionada através da concessionária de energia elétrica, para corrente contínua.
Os Motores de alto rendimento Weg contam com as mais sofisticadas tecnologias de projeto, proporcionando assim, que elas se tornem máquinas compactas e com ótimas propriedades dinâmicas, atendendo as mais variadas aplicações nas áreas de automação e controle de procedimentos.
Já a corrente alternada são os que mais têm o seu uso, pois a distribuição de energia é realizada geralmente e nessa corrente.
É um equipamento rotativo que tem o seu funcionamento através da energia elétrica, o que não acontece com os outros motores elétricos, um motor como esse não tem a necessidade de qualquer entreposto dele à alimentação e tem o seu objetivo, essencialmente, para "girar" um segundo acoplado, ou movido.
Alguns tipos de Motores Elétricos:
- Motores elétricos Weg
- Motores Trifásicos Weg
- Motor Elétrico com Redutor de Velocidade
- Motor a prova de explosão
UTILIZAÇÃO E APLICAÇÕES PARA MOTOR ELÉTRICO
O motor elétrico é, sem nenhuma dúvida, uma invenção elétrica extremamente útil. Ele conta com diversas utilizações.
Podemos citar alguns exemplos dessas utilizações, como no caso de um liquidificaror, é um motor que tem a responsabilidade pela rotação de suas faquinhas cortantes que ficam ao fundo dele; Em uma batedeira, o motor é tem a responsabilidade pela rotação das espátulas que vão bater o bolo; em uma furadeira elétrica, um motor gira a broca que vai proporcionar assim, o furo na parede; Em um elevador, existe um motor que gira uma polia, e desse modo, vai puxar o cabo de sustentação dele, garantindo desse modo, que ele suba ou desça, entre diversas outras.
Os motores elétricos têm a sua aplicação em muitos segmentos industriais, como por exemplo, na água e saneamento, papel e celulose, madeira, têxtil, siderúrgica, construção civil, máquinas operatrizes, britagem, química, borracha, geração de energia elétrica, mineração.
COMO LIGAR UM MOTOR ELÉTRICO?
Tem muitos modos de ligar um motor elétrico, é importante lembrar que o fechamento deles é do mesmo padrão.
Em primeiro lugar antes de ligar o motor elétrico, temos que verificar a sua tenção de aplicação ,geralmente, os motores já vem com as alternativas de alteração de tensão ,que são conhecidas como fechamentos.
Eles podem ser ligados com o acionamento de uma chave partida diretos essa chave se limita com a potência do motor e a demanda da sua rede, chave de reversão, essa chave proporciona que você tenha a possibilidade de ter o controle do giro do motor para os dois lados. Antes de ligar um motor, verifique a potência, o consumo, a tensão de aplicação, a corrente nominal e a também demanda de sua rede.
COMO ENROLAR UM MOTOR ELÉTRICO?
É preciso contar com um enorme cuidado no instante em que o motor apresentou algum defeito. No momento em que há a falha do motor, é necessário que sua decisão tenha como base o que vai proporcionar para empresa um retorno em menor tempo.
No momento de receber um motor para reparo na Oficina de Motores elétricos, o profissional vai ter a necessidade de realizar a sua identificação com um código alfanumérico único que vai estar registrado na carcaça e na ficha de controle.
É essencial fazer verificar bem, sempre indo atrás de por rachaduras, condições da carcaça, tampa, pés e eixo, e verificando o estado da pintura, incrustações, corrosão, entre outros
Solte os parafusos que prendem a polia ou o acoplamento ao eixo. Realize a retirada da polia; se ela estiver extremamente apertada, faça o uso de um extrator.
Tire a chaveta,com um martelo, bata de maneira leve. Quando a desmontagem for executada, coloque as peças retiradas dentro de um recipiente
Tire a tampa, assim que ela for retirada de sua posição, um dispositivo de suporte é colocado no entreferro, entre o rotor e o estator.
Retire o rolamento e realize a sua limpeza e verifique se há algum dano. A montagem tem a possibilidade de ser a frio ou a quente, isso depende bastante da situação.
Com o motor aberto sem a contar com o rotor, verifique bem se existem avalias e anote algumas informações de acordo com às características construtivas do estator e do Rebobinamento de Motores elétricos.
A partir daí, providencie a realização do diagrama planificado do enrolamento, que vai precisar ficar anexado à ficha de controle do motor e depois disso, pode começar a tirar o enrolamento.
Realize as bobinas sempre de acordo com o projeto de origem do fabricante, isto é, mantendo o tamanho, o diâmetro etc.
Defina as ranhuras a que vão ser ocupadas, em finalidade do passo de bobina e, sempre em relação com o esquema planificado, contando com um enorme o cuidado para que os terminais fiquem do lado que vão ser realizadas as ligações internas. No momento em que acabar a colocação das bobinas nas ranhuras, tem a necessidade de ser colocada uma fibra isolante final para fixação dela
As emendas têm a necessidade de serem realizadas com a utilização de solda e isoladas com tubo isolante que conte com classe de isolamento compatível..
Execute a amarração final, da mesma maneira que foi realizada no outro lado, colocando uma fibra isolante entre os grupos de bobinas e arrumando as emendas e fios terminais na cabeceira das bobinas, prevenindo sempre os cruzamentos.
Após esse procedimento realize um teste para ver se está correto.
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HISTÓRIA DO MOTOR ELÉTRICO
William Gilbert, no ano de 1600, descobriu que sem contar com a resina, diversos outros materiais teriam a possibilidade de atrair se fossem friccionados.
A parti daí começaram a inventar cada vez mais coisas. Foi em 1663, o Otto Von Guericke, que era alemão, construiu a primeira máquina eletrostática, que fazia com que a energia mecânica se transformasse em energia elétrica.
A primeira máquina electrostática foi executada no ano de 1663 pelo Otto von Guericke, que era alemão e o suíço Martin Planta proporcionou melhorias a ela.
O físico dinamarquês Hans Christian Oersted, no momento de realizar experiências com correntes eléctricas, observou que a agulha magnética de uma bússola era desviada de sua posição norte-sul no momento em que ela passava perto de um condutor que circulava corrente eléctrica. Isso proporcionou que ele verificasse a íntima ligação entre o magnetismo e a electricidade, fazendo com que, desse modo, ele desse o primeiro passo para em direção ao desenvolvimento do motor eléctrico.
Após isso, alguns cientistas ficaram cada vez mais interessados por essas descobertas, como o William Sturgeon e o Michael Faraday, que a partir daí realizaram a constituição final do motor elétrico.
No ano de 1831 outras máquinas também foram inventadas com o mesmo objetivo, Faraday criou um gerador, o inglês W. Ritchie inventou o comutador, que é fundamental na composição do motor elétrico e o mecânico francês H. Pixii colocou o invento em prática.
Apenas no ano de 1886 Siemens executou um gerador sem o uso de ímã permanente, provando que a tensão essencial para o magnetismo tinha a possibilidade de ser retirado do próprio enrolamento do rotor.
No ano de 1891, o construtor russo já tinha conseguido de realizar o novo equipamento em série. Com isso, loco começou a surgir as primeiras indústrias de motores que tornaram em várias rapidamente.
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