Bombas Hidráulicas

Clique nas imagens para ampliar

O QUE É BOMBA HIDRÁULICA?

As bombas hidráulicas, que também são chamadas popularmente de bomba de recalque, são equipamentos rotativos usados para transformar energia mecânica em energia hidráulica em fluidos pressurizados, podendo elevar sua velocidade, com o intuíto  de realizar ou manter o deslocamento de um líquido por escoamento.

A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, fazendo com que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, pela linha de sucção, a escoar. A bomba, por sua vez, passará o fluido para a abertura de saída, forçando-o sob pressão por meio do sistema hidráulico.

Em um projeto de uma bomba hidráulica, precisa sempre considerar o volume de descarga e a pressão.

As bombas proporcionam a pressão necessária a um líquido para vencer a resistência ao escoamento num sistema de tubagens. É bom saber diferenciar que, a bomba fornece fluxo e não pressão.

COMO FUNCIONAM AS BOMBAS HIDRÁULICAS ? 

Para ser feito o deslocamento de um fluido ou manter ele sempre em escoamento, é necessário que uma energia seja adicionada.  E as bombas hidráulicas que efetuam o fornecimento de energia para liberar o fluído.

Para que uma bomba comece a funcionar, é necessário um motor acoplado a ela, a rotação mecânica fará um vácuo parcial na entrada da bomba, fazendo com que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, e tudo isso por uma  linha de sucção, a penetrar na bomba. O mecanismo desta  bomba, que, no caso das bombas para óleo são mais comuns de engrenagem, palheta e pistão, levará o óleo para o outro pórtico da bomba que se encontra ligado no sistema hidráulico.

Os sistemas hidráulicos fazem uso de fluido comprimido para realizar um trabalho. O mais comum é que esse líquido seja um óleo bastante fino, de um grau especial, que é bombeado para dentro do sistema, com o intuito  de gerar  pressão por vários tipos de bombas hidráulicas. Estas bombas têm, geralmente, os mecanismos rotativos com tolerâncias pequenas entre as partes móveis e os compartimentos. Em comparação com outros tipos de bombas, a maioria dos tipos de bombas hidráulicas também apresentam baixas velocidades de rotação.

TIPOS DE BOMBAS HIDRÁULICAS

As bombas hidráulicas são subdivididas e classificadas de acordo com a sua atuação.

Para melhor entende-las, serão dividas em duas classificações, as bombas de descolamento positivo e de bombas dinâmicas/turbobombas.

As Bombas Hidráulicas Elétricas de descolamento positivos se compõem por dois tipos de bombas:

*  Bombas Alternativas: Pistão,Êmbolo e Diafragma.

* Bombas Rotativas - Bombas de engrenagens , bombas de palhetas, bomba de parafuso e Lóbulos.

Bombas Rotativas

As bombas rotativas dependem de um movimento de rotação que resulta em um escoamento continuo. São bombas que não admitem circulação interna, quer dizer que,sempre deslocam fluidos da entrada para a saída. 

Costumam ter muita utilidade nas indústrias farmacêuticas, de alimentos e de petróleo.

BOMBAS DE ENGRENAGENS

As bombas de engrenagens são de dois tipos: engrenagens externas e engrenagens internas. As de engrenagens externas são constituídas por uma par de engrenagens idênticas que giram acopladas dentro de uma carcaça. O fluido bombeado ocupa o espaço vazio entre as engrenagens e a carcaça,e é deslocado da região de sucção para a região de descarga. Entre os centros de rotação os dentes se acoplam não permitindo o retorno do fluido. Já as bombas de engrenagens internas, usam uma engrenagem comum que se  acopla a uma engrenagem interna.

BOMBAS DE PALHETAS

Essas bombas apresentam um conjunto de palhetas constantemente ajustáveis montadas em um eixo excêntrico dentro de um compartimento fechado. Conforme o eixo se move ao redor da cobertura, as palhetas ajustam-se constantemente para manter suas pontas em contato com a superfície interna da caixa. O óleo é introduzido no compartimento e é transportado em torno dele, nas palhetas do ponto de descarga, onde é forçado a sair.

BOMBA DE LÓBULOS

As bombas de lóbulo possuem dois rotores, cada um com dois, três ou até quadro lóbulo. O movimento giratório desses lóbulos , criam sucessivas câmeras que produzem a aspiração e a movimentação do produto sem que haja quebra das suas partículas.

BOMBA DE PARAFUSO

O fluído é admitido pelas extremidades, e devido a sua rotação e dos filetes dos parafusos, que não tem contato entre si, é empurrado para parte central onde é descarregado. Fazem um fluxo constante  e sem pulsão de fluido. 

Bombas Alternativas

Nestas bombas acontece um movimento de vai e vem de um pistão cilíndrico que resulta num escoamento intermitente. Para cada golpe de pistão, um volume fixo do liquido é descarregado na bomba.

BOMBA PISTÃO

As bombas de pistão geram uma ação de bombeamento, fazendo com que os pistões se alterem dentro de um tambor cilíndrico. O mecanismo de bombeamento de uma bomba de pistão consiste basicamente de um tambor de cilindro, pistões com sapatas, placa de deslizamento, sapata, mola de sapata e placa de orifício. 

Tendo outros tipos de bombas alternativas, como a embolo e a diafragma. Essas bombas atendem de acordo com funções específicas nos quais são utilizadas. 

Bomba dinâmica ou turbobombas

Bomba Hidráulica Centrífuga Radial: Toda a energia cinética se da pelo do desenvolvimento de forças puramente centrífugas na massa líquida devido à rotação de um impelidor de característica especiais. Bombas desse tipo são empregadas quando quer fornecer uma carga elevada ao fluido e as vazões são relativamente baixas. A direção de saída do fluido é normal ao eixo e por isso essas bombas são chamadas também de centrifugas puras.

Bomba Centrífuga Tipo Francis:  a característica deste impelidor é que suas palhetas tem curvaturas em dois planos. Essa particularidade aproxima o desempenho dessa bomba ao de uma bomba de fluxo misto, embora tenha aplicação específica.

Esse mercado de bombas hidráulicas é amplamente grande, pois abrange diversas áreas e tem diversos outros tipos de bombas, como a bomba fluxo misto,bombas de fluxo axial e bombas periféricas ou regenerativas. 

As bombas mais utilizadas do mercado são:

ABS

KSB

ESPECIFICAÇÕES DAS BOMBAS HIDRÁULICAS

 Pressão máxima: a faixa de pressão de uma bomba será estabelecida pelo fabricante, pensando claro, na vida útil do aparelho.

Deslocamento: É expresso em centímetros cúbicos por rotação e a bomba se caracteriza pela sua capacidade nominal, em litros por minuto.

 Capacidade de fluxo: expressa pelo deslocamento ou pela saída,em litros por minuto.

 Eficiência volumétrica:  A bomba transporta uma quantidade de fluido igual a seu deslocamento em cada ciclo ou revolução. O deslocamento é menor, e isso se da pelos vazamentos internos. 

 Características positivas da bomba : A fixação conhecida como flanges, pórticos de entrada e saída que são as roscadas ou flangeadas, tipo e diâmetro do eixo motriz.

APLICAÇÕES DAS BOMBAS HIDRÁULICAS

As bombas hidráulicas  tem uma grande  variação,e, por todas as suas funções, ela trabalha com diferentes aplicações, como Bomba Hidráulica Industrial de grande utilização. Mas, antes de afetar todo o seguimento industrial,  essas bombas hidráulicas eram muito usadas como no bombeio do líquido para o consumo das cidades, em cata-ventos ou rodas d’água,na  irrigação e para o consumo animal, pois, foi a partir desses movimentos "pequeno" que essas bombas foram se aprimorando com decorrer do tempo, e hoje estão em grandes indústrias e proporcionando um grande trabalho.

E devido a todo esse aprimoramento, atinge muitas ações, como:

HISTÓRIA DA BOMBA HIDRÁULICA

Foi através da necessidade de produzir alimentos para a família, depois para a comunidade e, logo para, para toda a população do local, fez com que o homem achasse uma forma de irrigação. E a partir daí, foram surgindo diferentes tipos de sistemas de bombeamento.

Desde que os egípcios no ano 2000 A.C. criaram a bomba “shadoof” ou cegonha, que na verdade, era uma vara com um recipiente na ponta e um contra-peso na outra, na qual ajudava a levar água até onde seria usada, o homem vem aperfeiçoando essa técnica, onde é usada até hoje. 

Mas, no ano de 1.500 a.C, foi feita a  primeira bomba de elevação, conhecida como picota. E a partir daí não parou mais de aperfeiçoar a forma de irrigação. Logo depois surgiu a sarilho, a nora e a roda persa.  Um dos tipos mais antigos de bomba é o Parafuso de Arquimedes, usado por Senaquerib, Rei da Assíria, para a irrigação dos Jardins Suspensos da Babilônia e Nínive, no século VII a.C e que é utilizado nos dias de hoje, conhecida como bombas hidráulicas, onde também há uma grande.

ONDE ENCONTRAR BOMBA HIDRÁULICA?

Para encontrar bombas hidráulicas de qualidade, como a Bomba Lameira Submersível, você precisa procurar por empresas capacitadas. A Esa é referência no mercado há mais de 40 anos, sempre com excelência em seus produtos e serviços, além do pronto atendimento diferenciado. Somente na Esa você encontra Bomba de Recalque Preço justo com a qualidade necessária para sua necessidade.

Se estiver procurando por Conserto de Bombas Submersas, a Esa é a melhor escolha. Somente a Esa possui equipe altamente treinada e capacitada para prestar a melhor Manutenção de Bomba Submersível do mercado.


Para saber mais sobre Bombas Hidráulicas

Ligue para (11) 5562-8866 ou solicite um orçamento preenchendo o formulário abaixo.

Solicite um orçamento




Campos com * são obrigatórios

Gostou? compartilhe!




Regiões onde a Esa atende Bombas Hidráulicas:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Principais cidades e regiões do Brasil onde a Esa atende Bombas Hidráulicas

  • Selecione a região do Brasil
  • Estado do Rio de Janeiro
  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Estado de Minas Gerais
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Estado do Espírito Santo
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Estado do Paraná
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Estado de Santa Catarina
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Estado do Rio Grande do Sul
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Estado de Pernambuco
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Bandeira caruaru.jpg Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Estado da Bahia
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Estado do Ceará
  • Fortaleza
  • Caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • Estado do Maranhão
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Estado do Piauí
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Estado de Goiás
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Estado do Mato Grosso do Sul
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Estado do Mato Grosso
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Estado de Amazonas
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Estado do Pará
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba